«O mercado grita talento» é o novo livro de Miguel Gonçalves, o fundador da Spark Agency. Mais do que expor conceitos sobre a entrada no mercado de trabalho, o manual funciona como um guia prático para quem se estreia no universo profissional. Por isso, prepara os «post its» e o teu bloco de notas.
Miguel Gonçalves acredita que o mercado de trabalho português «grita» por talento: «Se há uns anos os jovens eram tidos como 'estagiários das fotocópias', hoje são vistos como 'o jovem talento'». E, segundo o fundador da Spark Agency, deves começar por aceitar que «até teres um chefe, o chefe és tu».
O grande impulsionador de 54 edições do Pitch Bootcamp, Miguel Gonçalves, lançou, na semana passada, um manual prático para aqueles que vão tentar encontrar o seu lugar no mercado ou até mesmo «antecipar» o funcionamento do mundo empresarial. «O mercado grita talento» funciona como uma «tela de competências» que os leitores, ao avançar na leitura, vão preenchendo «com post its».
«Este é um livro que respeita o alcance das escolhas de cada um, dá trabalho, faz perguntas inquietantes e lança provocações consideráveis aos seus leitores. Acredito que o retorno será proporcional ao investimento. Assim, por exemplo, quem apenas ler, irá derivar menos retorno do que quem, para além de ler, fará os exercícios», afirma Miguel Gonçalves, em entrevista, ao Canal Superior.
O truque está em passar os conteúdos absorvidos para a prática. A viagem começa no «produto», isto é, o leitor é desafiado a identificar as competências e experiências adquiridas e que tenham interesse para o mercado. Em seguida, na secção dedicada ao «cliente», é altura de examinar e reunir o conjunto de empresas do teu interesse e saber qual o processo de recrutamento de cada uma.
Depois de desenhar esta «árvore de clientes», deverás avançar para a tua «proposta de valor», ao cruzar as tuas competências e as necessidades do cliente, identificar os teus «canais de comunicação» e «desenvolver as ferramentas necessárias para estabelecer um contacto eficaz com os potenciais empregadores».
No manual «O mercado grita talento» encontras ainda diversos exemplos sobre como construir um currículo atrativo, elaborar uma assinatura de email, bem como conhecer formas de segmentar clientes ou identificar competências.
A pedido do Canal Superior, o autor do livro «O mercado grita talento», Miguel Gonçalves, deixa cinco dicas aos estudantes que em breve se atiram ao mundo do trabalho:
1. A tua carreira é da «tua responsabilidade»;
2. Está consciente das tuas competências;
3. Procura compreender a «natureza» das empresas onde pretendes trabalhar;
4. Desenvolve ferramentas de comunicação «eficazes e não criativas ou diferentes»;
5. Procura ser «incrivelmente rigoroso e profissional» no contacto com as entidades empregadoras.