LHLN_Thumb
27.JUN.17 - 11:14

Descoberto fungo que “come” plástico

O “zalerion maritimum” é um fungo que habita nos oceanos e que destrói plástico. A descoberta deste elemento marinho é da responsabilidade de uma equipa de cientistas da UA e pode ajudar a minimizar a poluição marinha.

Uma equipa de cientistas portugueses, da Universidade de Aveiro, descobriu um fungo – “zalerion maritimum” - que vive nos oceanos e que destrói plástico. Esta descoberta pode contribuir para diminuir a poluição marítima.

O grupo de investigadores simulou em laboratório o mar poluído com plástico. As observações permitiram concluir que a população de fungos expandia-se à medida que a quantidade de plástico diminuía.

Teresa Rocha Santos, coordenadora da investigação, explicou à Lusa que o fungo “é muito pequenino, e só vai procurar os plásticos como fonte de alimento se não tiver outras”. O “zalerion maritimum” tem aparência esponjosa e cor esbranquiçadas.

Além da investigadora do Departamento de Química e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, Teresa Rocha Santos, faz parte deste grupo de investigação Ana Paço, licenciada em Biotecnologia pela UA, responsável pelos primeiros passos desta descoberta. Os outros dois elementos são João Pinto da Costa e Armando Duarte, também investigadores do DQ e do CESAM.

Os resultados do trabalho de laboratório foram publicados na revista “Science of The Total Environment” e parecem ser auspiciosos para a destruição do plástico. O fungo será cultivado em estações de tratamento junto à costa e a estuários, para consumir o plástico que é recolhido e deitado dentro dessas estações.

A Universidade de Aveiro conta com a colaboração da Universidade do Porto e da Universidade Católica Portuguesa neste trabalho. 


Facebook Twitter