Depois de atingir os 79 mil visitantes e com mais de 500 entidades e empresas presentes no ano anterior, a Futurália 2017 espera superar estes números. O evento, que decorre no fim do mês na FIL, trará workshops, conferências e debaterá a Indústria 4.0.
A 10.ª edição da Futurália vai decorrer entre os dias 29 de março e 1 de abril, na FIL, Parque das Nações. O evento, pensado para estudantes, pais, professores e instituições de ensino, tem este ano como tema «Indústria 4.0 – Aprender, Trabalhar e Competir».
A maior feira de educação, formação e empregabilidade do país tem como missão confrontar a juventude com as suas opções quanto ao futuro, a nível académico e profissional. Contemplando uma mostra abrangente de várias áreas e níveis de qualificação de Ensino Superior e Profissional, a Futurália apresenta um leque de atividades num espaço onde as universidades estrangeiras também marcarão presença.
Durante esta iniciativa irão ter lugar a Dream Conf – Conferência de «Sonhadorismo», o Teatro Inglês Interativo, a Conferência Gap Year, além de muitos workshops e atividades lúdicas.
Debruçando-se sobre a Indústria 4.0, o evento promoverá o debate e a reflexão, antecipando tendências e marcando uma posição sobre temas fundamentais de educação, emprego e juventude.
Segundo a diretora da Futurália, Alzira Ferreira, «estamos a assistir à emergência de um novo paradigma sustentado na Indústria 4.0, que vem trazer alterações profundas ao tempo e ao modo como aprendemos, trabalhamos e competimos». A responsável justifica assim a escolha do tema do evento como «a responsabilidade de promover a discussão de como perspetivar a educação e a formação, na senda daquela que é designada como a 4ª revolução industrial».