Enquanto a sonda Juno orbita o maior planeta do sistema solar, Jared Espley, cientista da NASA, vem à UMinho explicar esta missão. Júpiter, o gigante gasoso, é o protagonista de uma palestra na academia minhota, esta quinta-feira.
Jared Espley, um dos líderes da missão que está a levar a primeira sonda abaixo das nuvens de Jupiter, vai estar esta quinta-feira na Universidade do Minho. O cientista norte-americano da NASA vai ministrar a palestra “Explorando Júpiter e as suas luas”, às 15h30, no anfiteatro B1 do campus de Gualtar, em Braga.
O investigador trabalha no Laboratório de Magnetosferas Planetárias do Centro Goddard da NASA e na sede principal desta agência aeroespacial. É doutorado em Física pela Universidade Rice, em Houston (EUA), e vai explicar como a sonda Juno orbitará Júpiter até início de 2018. Esta missão pretende contribuir para explicar a evolução deste planeta gasoso e o lugar da humanidade no universo.
A atmosfera jupiteriana vai ser avaliada em termos de composição, água, temperatura, movimento, bem como de magnetismo polar e de gravidade. Após este período, Juno mergulhará na atmosfera do planeta até ser destruída pela pressão dos gases. A sonda tem 3.6 quilos, 3.5 metros de diâmetro e move-se a energia solar.
Famoso pelas impressionantes tempestades, pelos cintos de nuvens, pelo campo magnético poderoso e pelas auroras incandescentes, Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Situa-se a 628 milhões de quilómetros da Terra.