LHLN_Thumb
19.FEV.16 - 15:20

Constrói um protótipo que contribua para um futuro sustentável

A 11 e 12 de março, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa recebe o Lisbon Green Hackathon. O objetivo é desenvolver, em 24 horas, um protótipo que contribua para um futuro sustentável.

A Universidade de Lisboa vai receber o Lisbon Green Hackathon. A iniciativa faz parte do Green Hackathon, evento que acontece em vários pontos do mundo, e chega à capital a 11 e 12 de março.

«O projeto é uma abordagem hacker à sustentabilidade. Numa maratona intensiva de 24 horas, 40 participantes de 10 equipas vão desenvolver ideias para um futuro mais verde, construir protótipos e apresenta-las a um painel de júris», explica Bernardo Tavares, da Oficina das Energias da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), ao Canal Superior.

A iniciativa tem como objetivos estimular a aprendizagem e partilha de conhecimentos entre participantes de várias áreas, incentivar a procura de soluções tecnológicas para problemas ambientais e promover o espírito empreendedor.

O Lisbon Green Hackathon tem como público-alvo estudantes de engenharia de Lisboa, mas pessoas de áreas diferentes e com «espírito e vontade de aprender» também podem participar. As inscrições já estão abertas e terminam a 1 de março.

«O objetivo do evento é desenvolver um protótipo para um futuro sustentável, mas mais do que isso esperamos 'incubar' ideias que um dia os próprios participantes possam desenvolver mais a fundo», explica Bernardo Tavares.

Para garantir a qualidade dos projetos envolvidos e uma boa preparação dos participantes, a Oficina das Ideias está, ainda, a organizar um ciclo de workshops antes do evento que abordem temáticas como a Impressão 3D, Internet of Things, Soldadura Eletrónica e Arduíno, entre outros.

O Lisbon Green Hackathon é organizado pela Oficina das Energias, um grupo de estudantes do mestrado integrado de Engenharia da Energia e do Ambiente da FCUL.

Facebook Twitter