Se já te perguntaste como surgem as “fake news”, se já foste vítima de “clickbait” ou se és apenas um consumidor de informação na internet, a Universidade Europeia chama por ti. “À Conversa sobre Fake News” é o ponto de partida para o debate desta terça-feira.
A Universidade Europeia organiza, na terça-feira, dia 10 de maio, a iniciativa “À Conversa sobre Fake News”. Com a moderação de Joana Ramalho, o evento decorre no Auditório do Campus da instituição, em Carnide, pelas 16h.
Este encontro pretende debater o impacto das notícias falsas junto dos meios de comunicação social e da população. Entre os participantes nesta conversa estarão António Granado, jornalista e professor auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Paulo Querido, jornalista freelancer e João Sousa Assistente de Investigação no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.
O debate convida à reflexão sobre a crescente tendência de produção de notícias falsas, analisando a sua propagação através de novos meios de distribuição de informação. Qual a convergência necessária entre esses meios e os media convencionais? Como é que os grupos e empresas de comunicação social lidam com estes novos desafios?
Estas e outras questões serão discutidas numa conversa em que o jornalismo online, o consumo de informação na internet e os hábitos cívico-políticos serão assuntos em destaque.