LHLN_Thumb
13.ABR.17 - 15:40

Como conciliar património e turismo?

Coimbra vai ser palco, entre 18 e 22 de abril, do 5.º Congresso Internacional da UNESCO UNITWIN. O encontro procura apontar caminhos e soluções para harmonizar a relação entre as práticas turísticas e a gestão do património.

Intitulado “Identidade Local e Gestão Turística dos Sítios Património Mundial – Tendências e Desafios”, o 5.º Congresso Internacional da UNESCO UNITWIN decorre em Coimbra entre 18 e 22 de abril. Esta iniciativa é promovida no âmbito da Rede Cultura, Turismo e Desenvolvimento do Programa de Cátedras UNESCO e é organizado pela Universidade de Coimbra. 

A sessão de abertura está agendada para o dia 19 de abril, no Convento São Francisco, reunindo especialistas de vários países, como Argentina, Brasil, Timor, Israel, EUA, Índia, China e Austrália.

Durante os cinco dias do congresso, os participantes irão debater questões como o turismo e a relação entre património histórico material e imaterial – gastronomia, vinhos, religião, gestão de destinos e sustentabilidade – bem como as novas tecnologias na investigação e na gestão turística do património de influência portuguesa no mundo.

Depois da Universidade, Alta e Sofia ter atingido a classificação de património cultural da UNESCO em 2013, Fernanda Cravidão, diretora do congresso, garante que é indispensável “encontrar rapidamente soluções, que terão de ser permanentemente avaliadas porque o fenómeno turístico é dinâmico por natureza, capazes de garantir uma oferta turística de qualidade, diversificada, com segurança e que envolva toda a cidade.”

A também coordenadora da Cátedra UNESCO e da Rede UNESCO UNITWIN Cultura, Turismo e Desenvolvimento na Universidade de Coimbra salienta que “haja uma gestão equilibrada do tráfego na cidade, nomeadamente na Alta, caso contrário, a relação harmónica entre os visitantes e os residentes pode ser perturbada”.

Na lista de participantes do 5º Congresso UNESCO UNITWIN estão Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal; Jin Y. Woo, Conselheiro do Secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (UNWTO) para o Turismo e Cultura; Ana Martinho, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, entre muitos outros.

Facebook Twitter