Tem 22 anos e é estudante de Direito da União Europeia, no Minho. João Ferreira foi eleito, numa reunião em Coimbra, como o novo representante nacional dos estudantes de Direito do país.
O Conselho Nacional de Estudantes de Direito, estrutura que representa cerca de 15 mil alunos em Portugal, tem um novo presidente. O eleito é João Ferreira, mestrando em Direito da União Europeia na Universidade do Minho.
A equipa atual projeta a criação de uma base de dados de estágios e empregos para recém-licenciados, o aconselhamento jurídico aos mais carenciados e a dinamização de iniciativas variadas que visam educar os cidadãos para questões jurídicas. O organismo pretende assegurar a representação de todos os alunos de
Direito, defendendo-os e apoiando-os nos seus anseios e nas suas necessidades.
João Ferreira garante que este “é um mandato de grande responsabilidade, uma vez que marca o início deste órgão enquanto entidade munida de personalidade jurídica”. “Esta eleição marca um novo ciclo para os alunos de Direito em Portugal, que dispõem agora de uma estrutura coesa disposta a defender um conjunto de soluções para o mundo jurídico português”, assegura o também presidente da Associação de Estudantes de Direito do Minho.
O novo dirigente foi escolhido numa eleição que decorreu durante um encontro de associações e núcleos de estudantes de Direito em Coimbra. Além do mestrando de 22 anos, integram a equipa José Couceiro (Universidade Católica do Porto) e Inês Lima (Universidade de Coimbra) como presidentes da assembleia geral e do conselho fiscal, respetivamente.