A AMBAR uniu-se à FCUP para lançar uma linha de brinquedos pedagógicos.
Chama-se Ambarscience e é a
nova aposta da marca portuguesa AMBAR para estimular de forma lúdica a aprendizagem
dos mais novos. A novidade é que os brinquedos resultam de uma parceria com a
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O público-alvo são crianças e jovens de idades compreendidas entre os 3 e
os 14 anos.
Segundo a marca com sede no
Porto, o projeto “Ambarscience tem como principal objetivo proporcionar
experiências de aprendizagem dinâmicas e práticas, que permitam adquirir de
forma lúdica e intuitiva, competências essenciais para o desenvolvimento das
crianças no século XXI”.
O papel desempenhado pela
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto foi o de “validar a pertinência,
precisão e adequação dos kits científicos”. Os brinquedos Ambarscience foram
pensados “para acompanhar os conteúdos programáticos dos vários ciclos de
ensino, pretendendo ser uma ferramenta privilegiada de aprendizagem e estimular
o interesse e curiosidade pelas áreas CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e
Matemática”.
As cerca de 50 experiências
pedagógicas dividem-se por seis áreas principais: Creative, Science, Lab, Eco,
Nature e Tech.