A startup, criada por estudantes da U.Coimbra, disponibiliza aos utilizadores a possibilidade de vender manuais escolares usados e, consequentemente, a compra de material didático por um preço mais acessível.
A compra de novos livros, no início de cada ano letivo, pode representar uma fatia significativa do orçamento das famílias dos estudantes, do ensino básico ao superior. Desde pequenos que João Parreira, Manuel Tovar e Pedro Moura têm essa consciência e, hoje, conseguiram fazer com que uma tarefa de mais de 200 euros passasse a custar menos de 50 euros.
Os três empreendedores de Coimbra lançaram a Book in Loop com o intuito de oferecer uma «alternativa mais justa» às famílias portuguesas ao reduzir o custo de aquisição dos manuais escolares através da reutilização dos mesmos.
«São mais de 200 milhões de euros que são roubados às famílias e 2800 toneladas de papel que são roubadas às florestas para produzir livros que já estão nas casas a ocupar espaço sem qualquer utilidade», constata João Parreira, em entrevista, ao Canal Superior.
Para já, o serviço da Book in Loop abrange os manuais do 5º ao 12º ano, mas no próximo ano, a startup pretende alargar o serviço de partilha aos estudantes que frequentam instituições de Ensino Superior nacionais e também internacionais.
A ideia da startup começou a germinar, em maio do ano passado, quando João e Manuel - estudantes de Direito da Universidade de Coimbra - apresentaram o conceito de negócio no Startup Weekend, em Coimbra, momento no qual conheceram Pedro, o terceiro elemento da equipa, que é doutorado em Ciências da Educação, professor e investigador.
Se tens livros do ensino básico e secundário a ganhar pó no armário, podes colocá-los à venda na Book in Loop. Em seguida, tens a opção de pedir a um estafeta que venha buscar os livros a tua casa ou entregar os manuais num posto de recolha da Book in Loop.
«Os livros são bens duradouros, transportam conhecimento muito para lá dos primeiros dez meses de vida. Não faz qualquer sentido estarmos anualmente a contribuir para uma produção redundante de manuais», conclui o estudante de Direito.
Todo o processo de compra e venda de livros da Book in Loop conta com o selo de «qualidade» pedagógica da Universidade de Aveiro.