O festival Bons Sons, na aldeia de Cem Soldos, promove as boas práticas ambientais.
O festival acontece de 9 a 12 de agosto, na aldeia de Cem Soldos, em Tomar, mas os organizadores estão desde já empenhados em fazer passar uma mensagem de incentivo às boas práticas ambientais, mantendo o compromisso assumido em anos anteriores.
Haverá “uma forte aposta na reutilização de materiais, na diminuição da produção de resíduos e na implementação de sistemas de recolha e tratamento mais eficazes”. O festival introduziu, este ano, algumas alterações “que vão contribuir para a diminuição da pegada ambiental do evento”.
O Bons Sons “proporciona, agora, uma alternativa aos tradicionais recipientes descartáveis: pratos de base biológica feitos a partir de farelo de trigo”. Esta loiça inovadora, produzida pela empresa polaca Biotrem,é uma novidade não só no festival mas também em Portugal. A loiça é totalmente biodegradável e mesmo comestível. “O processo de compostagem destes produtos leva apenas 30 dias e não centenas de ano no caso dos pratos de plástico”.
Para reduzir o volume de resíduos no recinto, o Bons Sons “eliminou totalmente os copos descartáveis de cerveja e refrigerantes, promovendo a utilização de copos reutilizáveis”.
Também as casas de banho estão, agora, mais amigas do ambiente: “as WC secas foram reforçadas e introduzidos urinóis-fardo de palha em toda a zona do campismo”. Desta forma, evita-se a utilização de água para descargas desnecessárias e a passagem de resíduos pela estação de tratamento de águas.
“O plano ecológico do Bons Sons começa mesmo antes da chegada ao festival que convida os visitantes a deslocarem-se até ao recinto de transportes públicos disponibilizando, para isso, um transfer de hora em hora entre Cem Soldos, Tomar (estação de comboios CP e estação de autocarros), e Paialvo (estação de comboios CP, Linha do Norte). O serviço estará disponível entre 8 e 13 de agosto e o bilhete de ida e volta custa 1,50€.”
Esta será a 9.ª edição do Bons Sons, com 48 concertos, em oito palcos que estarão distribuídos por vários locais da aldeia. Os bilhetes estão à venda por 22 euros (bilhete diário) e 45 euros (passe geral com campismo).
Fotografia: © Biotrem
Fotografia: © Biotrem