LHLN_Thumb
24.JAN.17 - 10:20

Aveiro celebra o Ano do Galo

A 28 de janeiro assinala-se a chegada do Ano Novo Chinês, o Ano do Galo. Em Aveiro, a data vai ser celebrada com inúmeras atividades, organizadas pelo Instituto Confúcio da UA.

A Universidade de Aveiro vai assinalar a chegada do Ano Novo Chinês, que se inicia a 28 de janeiro, com várias iniciativas para toda a comunidade. As atividades serão desenvolvidas pelo Instituto Confúcio da UA, em parceria com a Câmara Municipal da cidade, e irão decorrer esta quarta-feira, 25 de janeiro, junto ao Mercado Manuel Firmino.

O Ano do Galo vai ser celebrado com música, workshops de caligrafia, de recorte de papel, nós chineses, pintura de máscaras da ópera e de lanternas, desfile de trajes tradicionais, jogos e questionários. O espetáculo inicia-se com a dança do leão e termina com uma mostra da gastronomia chinesa.

O conjunto de iniciativas que assinala a chegada do Ano do Galo já foi louvado pela Liga dos Chineses em Portugal, que distinguiu o Instituto Confúcio com o Galardão Relação Intercultural. 

Desde os anos 90 que a Universidade de Aveiro tem estreitado relações com a República Popular da China. Além de vários protocolos estabelecidos com diferentes universidades chinesas, a cooperação resultou na criação do Instituto Confúcio, a 23 de abril de 2015.

Com a criação deste organismo, foi dado seguimento a programas de promoção do ensino e da cultura chinesa, iniciados no Departamento de Línguas e Culturas. Neste momento, mais de 1.000 alunos do Ensino Superior, secundário e básico, aprendem mandarim na UA.



Facebook Twitter