Um ex-aluno da UMinho criou um software que pode revolucionar o setor da construção. O Assister permite minimizar falhas, custos, prazos e dar respostas eficazes a incidentes de trabalho nas empreitadas.
O Assister é um software que controla online todos os passos de uma empreitada, permitindo gerir incidentes no setor de construção. Desenvolvido por Pedro Vaz Alves, ex-aluno da UMinho, o projeto reduz falhas, custos e prazos da obra, além de interligar os intervenientes.
A ferramenta possibilita a interação por computador, tablet ou smartphone, podendo ainda ser utilizada offline em zonas remotas do planeta. O Assister nasceu da start-up tecnológica SparkleIT, localizada em Viana do Castelo, da qual Pedro Vaz Alves é diretor-geral.
«Conhecemos bem o ramo da construção, que agora encontra resposta para as dificuldades mais comuns, como incidentes em obra, problemas de comunicação e atrasos na execução», explica o antigo estudante da academia minhota. «Esta nova solução poderá revolucionar o setor da construção, ganhando-se tempo, dinheiro, segurança e acabando com derrapagens nos prazos de entrega da obra», acrescenta.
Diplomado em Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho, Pedro Vaz Alves tem visto o seu trabalho registar sucesso nacional e internacional. Foi gestor de tecnologias de informação da Euromib, consultor tecnológico do BCP e acumula os cargos de diretor da tecnológica Vamtech e de development manager da Société Gestion Investissement.