A ANED organizou, este mês, o 1º Encontro Nacional de Estudantes de Desporto. A oferta desportiva no ensino e a Lei de Bases do Desporto e Atividade Física foram alguns dos temas em debate.
A 7 de março, a Associação Nacional de Estudantes de Desporto (ANED) realizou o 1º Encontro Nacional de Estudantes de Desporto, na Covilhã. Após um ano da sua criação, a associação de estudantes desenvolveu um plano de ação para o ano corrente.
«A oferta de planos de estudo capazes de habilitar os futuros profissionais e investigadores a uma prescrição de exercício informada é uma prioridade, sendo necessário repensar a oferta universitária, politécnica e técnica», pode ler-se no comunicado da ANED, enviado ao Canal Superior.
A associação pretende também repensar a oferta formativa no ensino básico e secundário e promover a revisão da Lei de Bases do Desporto e Atividade Física.
«Capacitar os profissionais do desporto de enquadramento salarial justo e menos precário é imperioso, já que existe uma preponderância significativa de contribuições enquadradas em recibos verdes», refere a ANED.
Os estudantes acreditam também que o desporto é «uma área que vale por si só» e defendem a «desambiguação» a nível nacional, nomeadamente de outras áreas «igualmente meritórias como a juventude ou saúde».
A ANED foi criada a 20 de março do ano passado com o objetivo de representar os estudantes juntos dos órgãos que tutelam o desporto em Portugal. A direção da associação é composta por estudantes da FCDEUC, Ciências do Desporto da UBI, AEFADEUP, AAUE, IP Bragança, AEFMH e Ciências de Desporto do IP Castelo Branco.