É a 15ª vez que o «Hospital da Bonecada By Bepanthene», promovido pela AEFCML, recebe os mais novos para um check up médico e também dos seus bonecos.
A associação de estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (AEFCML) abre as portas da 15ª edição do «Hospital da Bonecada By Bepanthene», entre 30 de maio e 5 junho, na praça central do Centro Colombo.
O projeto pretende «desmistificar o medo do ambiente hospitalar» junto dos pacientes mais novos. «A iniciativa assenta no conceito do Hospital Modelo, para o qual as crianças são convidadas a levar os seus brinquedos para serem 'tratados', de forma idêntica à dos procedimentos médicos reais», explica a AEFCML, em comunicado, enviado ao Canal Superior.
No ano passado, os estudantes receberam a visita de mais de 3 mil crianças durante o Hospital da Bonecada, na praça central do Colombo, e através da iniciativa «Mini-Hospitais» no Hospital Dona Estefânia, Feira de Carnide e em Torres Vedras.
«Ao longo de todo o processo, as crianças são recebidas e atendidas por estudantes das mais diversas áreas da saúde: medicina, enfermagem, medicina dentária, terapia da fala, fisioterapia, ortóptica, ciências farmacêuticas, nutrição, educação, radiologia e psicologia», refere a nota.
Inspirado no projeto Teddy Bear® da European Medical Students' Association, os estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa criaram, em 2001, o Hospital da Bonecada. O projeto recebeu o Prémio Hospital do Futuro, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Pediatria no ano letivo de 2006/2007.