O «Fórum Empresarial Região de Leiria» vai reunir, na próxima semana, alunos do Instituto Politécnico com representantes de nove países da América Latina. O objetivo é realizar um intercâmbio cultural e identificar oportunidades de parceria empresarial e académica.
Embaixadores e altos representantes de nove países da América Latina vão marcar presença, a 17 de fevereiro, no “Fórum Empresarial Região de Leiria”. O evento é organizado por Politécnico de Leiria, NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, Câmara Municipal e pelo Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL).
Esta iniciativa insere-se no projeto D2IN – Double Degrees para a Investigação, Inovação e Internacionalização das Indústrias da Região de Leiria, que pretende ter estudantes de mestrado do IP local numa experiência em contexto internacional, em mercados-alvo do tecido empresarial da região.
Desta forma irão participar no evento representantes de Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Panamá, Peru, Paraguai, República Dominicana e Uruguai, para se identificarem oportunidades de parceria com estes países. O presidente da NERLEI afirma que fomentar as relações com estes países latino-americanos possibilita «a transferência de conhecimento e tecnologia, a participação no desenvolvimento de projetos de investigação e serviços, além dos fatores multiculturais que beneficiam o ambiente de trabalho, tornando-o mais rico».
Já Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, acredita que «com a mobilidade dos estudantes, no âmbito do Double Degrees, as empresas portuguesas beneficiam de um ambiente multicultural, diminuem as barreiras à internacionalização e têm um melhor conhecimento dos seus mercados-alvo».
Raúl Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria salienta o orgulho em acolher os representantes destes países na cidade. «Esta iniciativa revela a nossa capacidade de exportar as nossas melhores valências académicas e empresariais da região em países latinos do continente americano, e simultaneamente ampliar e aplicar o know-how técnico e multicultural apreendido na nossa indústria», garante o autarca.
O evento tem início às 10h00 de sexta-feira, 17 de fevereiro, com uma receção na Câmara Municipal de Leiria, seguida de uma sessão de boas-vindas e de uma audiência com o presidente da autarquia leiriense.