LHLN_Thumb
02.JUN.16 - 12:22

15 anos de JuniFEUP: Empresários antes mesmo de acabar o curso

A júnior empresa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto assinalou, ontem, o 15º aniversário. São 40 os estudantes que sustentam os serviços prestados pela JuniFEUP. 

É das mais antigas júnior empresas do país e comemora 15 «positivos» anos de vida em 2016. A JuniFEUP foi o escritório (e não só) de mais de 500 estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e, hoje, continua a ser um espaço onde os futuros engenheiros experimentam o mundo empresarial antes mesmo de concluir o curso superior. 

«Ao longo de quinze anos, a JuniFEUP contribuiu para a formação de estudantes que se encontram hoje em empresas de topo, não obstante aqueles que criaram mesmo a sua própria empresa e o impacto da primeira experiência enquanto júnior empresário é, por todos, realçada como havendo sido determinante», analisa João Fonseca, consultor de marketing e vendas da JuniFEUP, ao Canal Superior. 

A júnior empresa assinalou, ontem, o 15º aniversário com um conjunto de atividades recreativas num ATL do Bairro do Cerco, no Porto. «Mais importante do que as atividades em si, é a troca de experiências entre os 'júniores' do Bairro do Cerco e os júnior empresários da JuniFEUP», conta o estudante.

Nos últimos 15 anos, a júnior empresa dinamizou «projetos, formou estudantes, estabeleceu parcerias com grandes nomes nacionais e internacionais», bem como apoiou PMEs de diferentes áreas. Em 2015, foi distinguida pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial na categoria «Projeto Responsabilidade Social do Ano». 

Os serviços prestados pelos 40 estudantes da JuniFEUP, cuja área de formação passa pelas engenharias mecânica, industrial, eletrotécnica, informática e ainda pela engenharia química, gestão e ciência de informação, estão enquadrados em três principais setores: consultoria ao nível das tecnologias de informação, gestão de produção e desenvolvimento de produto.  

Entre os projetos mais recentes estão a «Training Academy», um programa de formação dinamizado em parceria com a consultora WINNING Scientific Management, que alcançou já mais de uma centena de estudantes da Universidade do Porto, Católica Porto Business School, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro e da Universidade Portucalense. 

Trata-se de «uma academia que procura explorar uma lacuna na formação dos estudantes do Ensino Superior, nomeadamente a falta de preparação dos mesmos para lidar com conceitos como a gestão de equipas, o garantir de uma correta orçamentação, o cumprimento de prazos, gestão de stakeholders, entre outras ferramentas», explica João Fonseca. 

Olhando para o futuro, o estudante da FEUP acredita no crescimento e sustentabilidade da júnior empresa por mais outros «15 anos». «A sua principal responsabilidade tem que continuar a ser contribuir para a formação humana, cultural, científica e empresarial dos estudantes da FEUP», remata. 

Facebook Twitter