LHLN_Thumb
02.JUN.17 - 16:23

Underscore: uma festa para os sentidos

Música, som, imagem, movimento e arquivo. O Underscore vai invadir vários espaços da cidade de Lisboa, durante as festas da capital, para promover o intercâmbio entre os profissionais do cinema e da música e o público.

Lisboa recebe entre 13 e 17 de junho o Underscore – Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo. O evento decorre no Centro Cultural de Belém, no Cinema S. Jorge e na Cinemateca Portuguesa, e está inserido na programação oficial das Festas de Lisboa ’17.

O programa contempla a exibição de vários filmes clássicos, como, a 13 de junho, “O Homem Forte”, de 1929, com música original e acompanhamento do grupo Pink Freud. No dia 14, a Sonata de Kreutzer, romance clássico de Tolstoi, convertido em filme por Gustav Machatý em 1927 e cuja música original e acompanhamento estarão a cargo de Pavel Fajt.

No dia 15, no São Jorge, decorre a performance Cinema Expandido com Adriana Vila e Luis Macías (Crater Lab). A 17 acontece a oficina para famílias, com a mostra dos Contos de Fadas de Lotte Reiniger, acompanhados por Neil Brand e Sónia Baptista.

Durante esta iniciativa vão ter lugar muitas outras atividades, como um debate intitular “Pensar a Música”, laboratórios e concertos. O Underscore pretende promover a multiplicação e diversificação de perspetivas às obras contemporâneas e arquivadas de imagem, trazendo o som e a música de fundo para primeiro plano.

Este festival foi pensado por Erica Faleiro Rodrigues, programadora durante vários anos do Barbian Arts Center, em Londres, e Diogo Alvim, compositor de música instrumental e eletroacústica. O Underscore destina-se não só a cinéfilos, mas também oferece ao público infantil as primeiras oportunidades para pensar nas relações entre a música e o cinema.

Facebook Twitter