LHLN_Thumb
16.JUL.19 - 17:55

Sustentar a alimentação

Idanha-a-Nova recebe o Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis (FISAS), dedicado à sustentabilidade alimentar, entre 17 e 21 de julho.

A alimentação é um dos temas centrais inseridos no atual debate global sobre sustentabilidade. Dizem os responsáveis pelo fórum que “o sistema alimentar mundial precisa de uma urgente transição, no sentido da promoção ativa de sistemas alimentares territoriais baseados na agricultura familiar, em modos de produção sustentáveis que promovam a biodiversidade, os conhecimentos tradicionais e as dietas saudáveis”. A mudança é mais urgente à medida que se “acentuam os impactos das alterações climáticas”.  
A organização do FISAS promete “um espaço plural, abrigando o Seminário Internacional Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial, o Congresso Internacional das Bio-Regiões, o Fórum Mundial de Inovação Rural e a Oficina Políticas Públicas Locais para a Sustentabilidade Alimentar, além de intercâmbios de conhecimento, visitas de campo e exposição de boas práticas”.  

Para os organizadores, o objetivo do evento “é produzir conhecimento e recomendações políticas para a construção de uma abordagem coordenada para a promoção de sistemas alimentares e dietas sustentáveis no quadro da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, da Década da Agricultura Familiar e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.  

Segundo Francisco Sarmento, Chefe da Delegação da FAO em Portugal, “o FISAS surge como uma resposta política capaz de articular de forma coerente diversos atores e iniciativas para a promoção da transição para sistemas alimentares sustentáveis a nível territorial na CPLP, dos países ibero-americanos e dos países onde já existem Bio-Regiões”.  

O FISAS é coorganizado por várias entidades como o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o Município de Idanha-a-Nova ou a ACTUAR - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) dá o seu apoio ao evento.

Facebook Twitter