LHLN_Thumb
11.SET.17 - 09:30

“Qualificar a população” no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior

O ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, considera que os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior mostram “evolução favorável na trajetória de qualificar a população".

Os resultados divulgados mostram que 44.914 candidatos foram colocados logo na primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, um aumento de 5% face a 2016. Segundo o comunicado do Ministério à comunicação social, este é “o valor mais elevado desde 2010. Manuel Heitor declarou à Lusa que apesar do balanço “muito positivo”, “o ensino superior tem que crescer”.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sublinha que “Portugal ainda só tem quatro em cada dez jovens de 20 anos no Ensino Superior”, o que significa “uma média ainda baixa face às regiões mais desenvolvidas da Europa”.

Manuel Heitor destacou ainda o aumento da mobilidade dos estudantes para “zonas de menor densidade populacional” e o “maior interesse” dos jovens pelos cursos do Ensino Politécnico. O Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior afirma que o número de estudantes colocados na primeira fase em instituições situadas em zonas com menos população aumentou 13% relativamente a 2016.

De um total de 52.434 candidatos à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, 7.520 não conseguiram colocação. Na segunda e na terceira fases haverá 6.225 vagas.

Facebook Twitter