LHLN_Thumb
16.JUN.16 - 11:53

Projeto da JUNITEC chega ao museu da ciência de Londres

Os bolsos térmicos amovíveis da JUNITEC, um projeto desenvolvido pela júnior empresa do Técnico no sentido de aliviar os sintomas provocados por uma doença degenerativa, vão integrar ainda uma exposição em várias partes do globo. 

A JUNITEC, a júnior empresa do Instituto Superior Técnico, criou um par de bolsos térmicos amovíveis feitos à medida de Diogo Lopes, um jovem pianista que enfrenta uma doença neuromuscular degenerativa rara, a Charcot-Marie-Tooth. 

A pedido da Patient Innovation, os estudantes da júnior empresa do Técnico desenvolveram um dispositivo eletrónico «capaz de atenuar as dores das mãos do Diogo provocadas pela vascularização deficiente deste membro», explica a JUNITEC, em comunicado. 

Através da inserção de um circuito elétrico nos bolsos do casaco [ver imagem], Diogo Lopes não perde o calor das mãos entre as atuações de piano e pode, assim, ter um melhor desempenho. 

O projeto deu aso à criação de mais quatro dispositivos. Um deles vai ser apresentado pela JUNITEC, a 7 de julho, no Science Museum, em Londres, e os restantes equipamentos concebidos pelos estudantes vão integrar uma exposição mundial itinerante.  

A equipa de júnior empresários anuncia ainda o objetivo de «dar continuidade ao trabalho desenvolvido até ao momento, apostar em projetos inovadores e empreendedores capazes de marcar a diferença na sociedade». 

Recorda aqui a reportagem do Canal Superior sobre quando a história de Diogo Lopes se cruzou com o trabalho da JUNITEC. 

Facebook Twitter