LHLN_Thumb
13.FEV.17 - 10:20

Presidente do IPCA renuncia ao cargo

Por motivos de saúde, João Carvalho, presidente do IPCA, interrompe o seu segundo mandato na presidência da instituição. Pelo caminho ficam 15 anos de ligação a esta academia, período durante o qual lançou vários projetos de referência.

João Carvalho, presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), informou o conselho geral desta instituição de Ensino Superior da sua renúncia à presidência. A decisão foi justificada por motivos de saúde e esta decisão terá efeitos a partir de dia 1 de março.

Em comunicado, o ainda presente do IPCA declarou que a direção e gestão do instituto «exigem um presidente no exercício pleno das suas funções, com dedicação total à causa pública e aos interesses institucionais». João Carvalho interrompe assim o segundo mandato na presidência da mais jovem instituição de Ensino Superior público do país.

A ligação de João Carvalho ao IPCA iniciou-se praticamente com a criação da instituição. Em 1995 foi um dos três membros da primeira comissão instaladora e o primeiro diretor da Escola Superior de Gestão, cargo que ocupou até 2000.

Por despacho do então ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, foi nomeado presidente da comissão instaladora do IPCA em 2006, tendo tomado posse a 15 de setembro desse ano.

A partir daí tornou-se figura de relevo na instituição, tendo inaugurado o seu campus em 2008 e o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, em 2009. 

Após o fim do regime de instalação, em 2011, João Carvalho tornou-se o primeiro presidente eleito pelo conselho geral do IPCA, sendo reeleito em 2015 para um segundo mandato. Em 2011, lançou também as bases para um dos mais ambiciosos projetos do IPCA: o Digital Games Lab, centro que se dedica à investigação e desenvolvimento de jogos digitais.

Facebook Twitter