LHLN_Thumb
06.SET.17 - 11:11

Politécnico de Viana representa Portugal em final europeia

Equipa do IPVC venceu prémio do Ecotrophelia Portugal 2017 com projetos na área alimentar. Cerimónia de entrega é hoje, 6 de setembro, no Porto.

Os grandes vencedores são estudantes do 3º ano da licenciatura em Ciência e Tecnologia Alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, divididos por duas equipas. São deles o primeiro e o terceiro lugar do prémio Ecotrophelia Portugal 2017.  

A competição, inédita em Portugal, terá o seu clímax hoje na Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto.   Salamar, o projeto vencedor, é descrito pela equipa “As Vianenses” como “um salame do mar, uma alternativa saudável à charcutaria portuguesa, constituído por peixe capturado nas águas frias do Atlântico e por legumes frescos”. Agora, o “salamar” vai representar Portugal na competição europeia, em Londres, a 21 e 22 de novembro, no evento Food Matters Live.  

Para além do primeiro lugar, o IPVC arrecadou a terceira posição com o projeto Alpha Roba, “um creme de culinária inovador 100% vegetal que confere uma textura cremosa ao prato sem gordura adicional”. Defende a equipa que o produto é “uma fonte proteica preparada apenas com ingredientes portugueses sustentáveis”.  

O Prémio Ecotrophelia Portugal 2017 é uma organização conjunta da PortugalFoods e da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) e “pretende premiar produtos alimentares eco-inovadores desenvolvidos por equipas de estudantes universitários que se revelem empreendedoras no setor agroalimentar”. 

Facebook Twitter