LHLN_Thumb
27.SET.17 - 11:27

O Tempo dos Professores

Congresso Internacional na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto reflete acerca da profissão docente. De 28 a 30 de setembro.

Trinta anos após o arranque da formação inicial de professores na Universidade do Porto e a publicação da tese doutoral de António Nóvoa, Le temps des professeurs, coincidindo ainda com o centenário do nascimento de Óscar Lopes (1917-2013), professor, investigador e linguista, “o CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas organiza um congresso dedicado à reflexão e debate científico sobre a atividade docente em todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Básico, Secundário e Superior)”.

O objetivo deste congresso é “abrir espaço à apresentação e debate de trabalhos originais sobre a profissão docente, realizados à luz de múltiplas abordagens, que permita, a um tempo, analisar e mapear necessidades, representações e expetativas dos professores e professoras do tempo presente e projetar as linhas de força da evolução da profissão nos próximos trinta (ou cem) anos”.

Quase 200 comunicações, originárias de dez países diferentes, debruçar-se-ão sobre quatro temas principais: “1. História(s), cultura(s) e identidade(s) profissional(ais); 2. Formação, avaliação e desenvolvimento profissional; 3. Curricula, inovação, contextos, práticas e ambientes de ensino-aprendizagem; 4. Políticas educativas, organização escolar e profissionalidade docente”.

Haverá ainda lugar à realização de 3 conferências plenárias por António Nóvoa, Luiza Cortesão e Rebecca Rogers, da Universidade de Paris-Descartes, Sorbonne Paris-Cité, e de 3 mesas-redondas. 

Mais informação aqui

Facebook Twitter