LHLN_Thumb
22.FEV.17 - 15:30

«Impressora Fumo» ganha prémio em Nova Iorque

Um alumnus do IADE venceu um prémio internacional, pela sua obra tipográfica realizada no âmbito de uma campanha antitabagista. José Maria Neves criou um cinzeiro que desenha uma mensagem quando o fumador deita o cigarro fora.

José Maria Neves, antigo aluno do IADE – unidade orgânica da Universidade Europeia – foi distinguido em Nova Iorque com o prémio «Certificado de Tipografia de Excelência». O galardão foi atribuído pelo Type Directors Club, a principal organização internacional de apoio á excelência na tipografia.

O projeto «Impressora Fumo», do ex-estudante do curso Oficina de Portfolio do IADE, foi desenvolvido para ilustrar como os meios são afetados pelo tempo. Desafiando a noção convencional de que o design gráfico é uma imitação constante de superfícies planas, José Maria Neves concebeu um cinzeiro que desenha uma mensagem cativante para o fumador, só detetável depois do cigarro ser deitado fora. Este trabalho faz parte de uma campanha antitabagista.

Selecionada pelo Type Directors Club entre mais de 1800 trabalhos de cerca de 50 países, a «Impressora Fumo» será agora incluída na revista anual da organização internacional Typography 38. A obra será integrada numa exposição internacional que irá atravessar várias cidades do globo inteiro, passando por países como China, Israel, Rússia, Alemanha e Vietname.

Facebook Twitter