LHLN_Thumb
26.JUN.17 - 15:25

Geoparque de Viana do Castelo premiado

Depois de ganhar o Prémio Geoconservação 2016, o Geoparque Litoral de Viana do Castelo foi novamente distinguido. Desta vez, o projeto é o destaque no galardão de Melhor Município para Viver, atribuído à cidade vianense.

Viana do Castelo recebe, esta terça-feira, 27 de junho, o Prémio de Melhor Município para Viver no domínio ambiental. O galardão será atribuído em virtude do projeto “Geoparque Litoral de Viana do Castelo”, desenvolvido numa investigação da Universidade do Minho.

Ricardo Jorge Carvalhido, géologo da UMinho e líder científico do projeto, recebe amanhã, às 11h30, o prémio na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Esta será a segunda distinção para o Geoparque, depois de ter vencido o Prémio Geoconservação 2016, pelo grupo português da Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico. 

Licenciado em Biologia e Geologia, Ricardo Jorge Carvalhido doutorou-se em Ciências, com especialidade em Geologia pela UMinho. Fez pós-doutoramento nas universidades de Aveiro e Porto e é atualmente investigador do Centro de Ciências da Terra da UMinho e do Instituto de Ciências da Terra e professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

Aspirante à rede mundial de geoparques da UNESCO, o “Geoparque Litoral de Viana do Castelo” preserva 13 geossítios classificados como monumentos naturais. É o resultado de um estudo, que inclui o doutoramento de Ricardo J. Carvalhido, assim como artigos em revistas internacionais e as obras “O Livro de Pedra” e “O Livro do Professor”.

Facebook Twitter