LHLN_Thumb
12.JUN.17 - 16:10

Estudantes de CC contra mudança de instalações do curso

Um grupo de estudantes de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto marcou uma manifestação para esta quarta-feira. Os alunos estão contra a mudança de instalações do curso para o Campo Alegre.

Os alunos e ex-alunos do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (UP) marcaram para dia 14 de junho uma manifestação contra a mudança de instalações prevista para o próximo ano letivo. “Contra a reorganização dos cursos de CC no Campo Alegre” é o nome do grupo que organiza este protesto.

O motivo da indignação é a mudança da licenciatura e do mestrado em Ciências da Comunicação das instalações atuais, na praça Coronel Pacheco, para a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no Campo Alegre. Na sua localização atual ficarão apenas o estúdio e os meios audiovisuais.

“Foi-nos dito, numa reunião que tivemos com a diretora da FLUP, que o nosso curso mudaria de localização no próximo ano letivo”, explica Inês Pereira, aluna de CC. “Nós ficámos surpreendidos com o aviso, uma vez que não existiu nenhum tipo de contacto entre a diretora, a reitoria, os alunos e os professores”, acrescenta a estudante.

A diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro, em declarações à agência LUSA, argumentou que há apenas uma mudança de local físico. “É uma situação normal. Não há alteração nenhuma ao nível de alunos, programa, docentes. O curso funcionava numa rua e agora vai para outra rua", informa a dirigente.

Segundo Fernanda Ribeiro, os "horários até já estão feitos" e "muito bem estruturados", com dias livres para realização de trabalhos e para acesso aos meios que permaneçam na Coronel Pacheco. A diretora garante que existiu diálogo com alunos e estudantes. 

Um dos responsáveis pela Comissão de Acompanhamento da Licenciatura em Ciências da Comunicação (LCC), André Ferrão, esclareceu à LUSA que os estudantes estão preocupados com o acesso a equipamentos e materiais "indispensáveis". “Acreditamos que não queiram prejudicar os alunos e que os horários sejam bem-feitos, mas consideramos que esta mudança vai alterar muito a cultura de curso que está criada: um curso que privilegia a componente prática”, sublinha. 

Já Inês Pereira contraria a posição da diretora da FLUP, argumentando que “isto não é só uma mudança de rua, isto implica outros encargos para estudantes que não são do Porto, estudantes que são das ilhas, estudantes que são do Sul do país e que têm casa perto de CC”. “Os transportes públicos são caros e, juntamente com a renda, para algumas famílias não é de todo suportável”, afiança a estudante.  

A mudança de instalações poderá também criar problemas ao funcionamento do JPN “um jornal online, do Curso de Ciências de Comunicação”, onde os alunos tem a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. “Essa parceria perderia qualidade, porque os alunos que fazem parte dela estariam na FLUP e seria muito complicado terem que vir ao pólo de Ciências de Comunicação para receberem indicações e formação”, revela Inês Pereira.

Além da criação de um grupo de Facebook e de terem organizado uma manifestação, os estudantes enviaram cartas para o reitor da Universidade do Porto, para o Provedor do Estudante, para o Conselho Geral e para os diretores das quatro faculdades a que o curso de CC pertence: Engenharia, Economia, Belas Artes e Letras. Até à data, os alunos garantem não ter obtido qualquer resposta.


Facebook Twitter