LHLN_Thumb
16.FEV.17 - 11:10

É uma casa portuense com certeza

Sabes qual a diferença entre uma casa nobre e uma construção vernacular? Estes dois modelos de casa tradicional portuense fazem parte da história da cidade e, para os conheceres melhor, a Escola das Artes da UCP orquestra um workshop.

A Escola das Artes da Universidade Católica Porto promove, entre 18 e 25 de fevereiro, o workshop «Uma casa portuense com certeza». A iniciativa está a cargo de José Ferrão Afonso, docente da Escola de Artes da UCP e investigador do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, e decorre entre as 10h e as 13h.

A formação aborda sinteticamente, através da exibição de imagens, os dois mais importantes tipos de casa tradicional do Porto: a casa nobre e a construção vernacular. Desta forma, serão analisadas a arquitetura e a relação com o plano urbano e materiais construtivos entre os séculos XIV e o final do século XVIII.

O workshop contará também com uma componente prática, que integra uma visita ao Centro Histórico do Porto. Os formandos podem assim conhecer e explorar alguns dos exemplares dos dois géneros de casa tradicional mencionados nas aulas teóricas.

Podes realizar a tua inscrição nesta atividade aqui.

Facebook Twitter