LHLN_Thumb
07.FEV.17 - 17:24

Como combater a erosão costeira?

Os recentes temporais vieram acentuar um problema que assola a zona litoral do país: a erosão costeira. Para ajudar as autoridades municipais e nacionais a combater esta situação, surgiu a COMASO, ferramenta criada pelo DECivil da UA.

Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Civil (DECivil) da Universidade de Aveiro desenvolveu uma ferramenta que auxilia a gestão costeira. A COMASO – Coastal Management Solutions – pretende ajudar as entidades locais ou nacionais a identificar os locais de maior vulnerabilidade e risco, para minimizar os problemas de erosão.

Segundo o coordenador, a ferramenta procura dar resposta a três fases principais, no processo de gestão costeira: fácil identificação dos locais de maior risco de erosão costeira; capacidade de projeção da posição da linha de costa para diferentes cenários de intervenção de defesa da costa; dimensionamento de estruturas de defesa costeira a adotar na intervenção. 

Em suma, a COMASO nasceu para antecipar crises nas zonas costeiras com maiores problemas, projetar diferentes cenários de evolução da linha de costa e realizar um dimensionamento adequado das soluções de gestão e planeamento costeiro. A ferramenta, que deve estar completamente operacional dentro de cerca de dois anos, resulta do trabalho de Pedro Narra, Márcia Lima, André Guimarães, Bárbara Marinho e Carla Pereira, e foi coordenado por Carlos Coelho.

«A tempestade que assolou Portugal nos últimos dias é o mais recente exemplo do potencial destrutivo do mar e do perigo que representa para as zonas costeiras», recorda Carlos Coelho. O investigador do DECivil salienta ainda que a crescente pressão urbana e o recuo da posição da linha de costa permitem «antecipar cada vez mais frequentes alertas de perigo durante eventos de temporal e a necessidade de investimentos importantes para manter ou assegurar a proteção de pessoas e bens nas zonas costeiras».

O projeto contou com a colaboração dos departamentos de Ambiente e Ordenamento, Geociências e Física da UA e de diferentes instituições nacionais e internacionais, ao longo de mais de 15 anos. 

A COMASO foi um dos participantes na Sea Call for Innovators, evento que decorreu no passado dia 31 de janeiro. O projeto foi premiado e irá beneficiar de apoio na elaboração de estudos de patenteabilidade e/ou vigilância tecnológica da ferramenta.


Facebook Twitter