LHLN_Thumb
30.MAI.18 - 11:02

A festa do cinema em Espinho

De 18 a 25 de junho, o FEST leva pela 14ª vez a Espinho o melhor do Novo Cinema e dos Novos Realizadores.

Mais de 190 filmes irão “desenhar um olhar sobre as vozes emergentes do cinema mundial”. O FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema apresenta “uma selecção de obras em estreia nacional, trabalhos de mais de 50 escolas de cinema do mundo, filmes na praia e um espaço dedicado ao cinema infantil”. Em destaque, na edição deste ano, a filmografia de quatro países: Coreia do Norte, Suécia, Japão e Áustria. 

A luta pelo Lince de Ouro inclui Winter Brothers, a primeira longa-metragem do islandês Hlynur Palmason, “que acompanha a vida diária de dois irmãos no inverno rigoroso, um dos mais badalados filmes na última edição do Festival de Locarno, onde iniciou um impressionante percurso internacional arrecadando mais de 20 prémios”.

No documentário, destaque para “o testumunho de exilados árabes sobre as guerras do Iraque e da Síria”, em Sand and Blood, de Matthias Krepp & Angelika Spangel.
O FEST integra ainda uma secção infanto-juvenil dedicada às famílias (FESTinha), uma competição nacional de curtas-metragens (Grande Prémio Nacional) e um prémio para obras de realizadores a saírem das faculdades (NEXXT). 

Tal como tem acontecido nas anteriores edições, o FEST integrará ainda duas atividades paralelas: o Training Ground e o Pitching Forum. O primeiro decorrerá “entre workshops, masterclasses, palestras e debates orientados por peritos de topo e sucesso reconhecido”. Em Espinho estará, entre outros, o realizador e produtor Roman Coppola. Pelo Pitching Forum “passarão mais de vinte projetos nacionais” com a possibilidade de se habilitarem a ganhar apoios de produção da Goldcrest ou da ENVY, entre outras produtoras.

Mais informações aqui

Facebook Twitter