LHLN_Thumb
06.ABR.17 - 16:50

A educação em situações de conflito

UNICEF, UNESCO, USAID e muitas outras associações humanitárias vão marcar presença, esta sexta-feira, na UMinho para discutir a educação em situações de emergência. A conferência é realizada no âmbito do I Encontro da INEE em 2017.

Esta sexta-feira, dia 7 de abril, Braga recebe o seminário internacional “Educação e Cooperação em Situações de Emergência: Conceitos, Atores, Agendas e Desafios”. Organizado pelo Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho, o evento juntará especialistas de vários países na educação para refugiados no Médio Oriente e em África. Nesta iniciativa estarão representantes da UNICEF, UNESCO, USAID – Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e outras associações humanitárias.

A pró-reitora Carla Martins, o presidente do IE, Augusto Pacheco e o diretor da Rede Internacional para a Educação em Situações de Emergência (INEE), Dean Brooks, serão os intervenientes na sessão de abertura, que decorre às 9h30. A partir das 11h30, Nina Weisenhorn (USAID), Leonora MacEwen (UNESCO), Emily Echessa (Save the Children) e Helena Barroco (Plataforma Global de Apoio a Estudantes Sírios) conversam sobre como um contexto educacional sensível às questões de conflito pode contribuir para um mundo mais justo, pacífico e sustentável.

À tarde, os representantes do International Rescue Committee, da Direção-Geral da Ajuda Humanitária e da Proteção Civil da Comissão Europeia e da World Vision International vão marcar presença na academia minhota. Da parte da UMinho, contribuem os professores José Carlos Morgado e Júlio Santos, ambos do IE, Pedro Morgado, Escola de Medicina, e Luís Guimarães, Escola de Arquitetura.

Este evento realiza-se no âmbito do I Encontro da INEE em 2017, que decorreu esta semana na instituição minhota. Mais informações aqui.

Facebook Twitter