LHLN_Thumb
01.JUL.16 - 12:25

75% dos portugueses acreditam que a sua profissão será valorizada

A rede Universia e a comunidade de emprego Trabalhando.com realizaram uma sondagem sobre as profissões mais consideradas pelos jovens. O estudo inquiriu 4621 indivíduos de 10 países.

Quase 80% dos jovens de países ibero-americanos acreditam que a profissão que escolheram será muito valorizada nos próximos 10 anos. Em Portugal, 75% dos jovens concordam. Este é um dos resultados do estudo da Universia e da Trabalhando.com, realizado em junho, em 10 países com 4621 indivíduos, 635 dos quais portugueses.

A sondagem mostra que 55% dos jovens ibero-americanos estudam ou querem estudar profissões STEM - ciência, tecnologia, matemáticas e engenharias - e, no momento de escolher a carreira, a maioria (57%) considera o interesse pela área de conhecimento. 

As necessidades do mercado de trabalho também estiveram em destaque. Contudo, a oportunidade económica (12%) e a decisão familiar (1%) foram os fatores menos considerados. Estes resultados mostram a preocupação dos jovens pela durabilidade da vida profissional.

Quando questionados sobre quais são os «empregos do futuro», a maioria aponta as profissões na área da saúde e tecnologia (8%) e robótica (8%). As áreas de desenvolvimento de software, engenharia de software e mobile developer também são indicadas por muitos dos jovens. 

A maioria dos inquiridos pela Universia está no Ensino Superior, a frequentar Administração de Empresas (26%), Ciências Exatas (16%), Ciências Sociais (16%) e Desenho e Tecnologia (15%). 54% eram mulheres, 46% eram homens e 32% tinha entre 23 e 30 anos.

Facebook Twitter